Eu tenho #empreendedorismo no meu DNA e quase tinha me esquecido. Ontem citei Espedito Celeiro, artesão da região do Cariri/CE, referência nacional e internacional na arte em couro (Instagram @espeditoseleirooficial).
Mostrando uma das lindas carteiras que ele produz manualmente, lembrei-me que quando bem criança (uns 9, 10 anos), eu já ajudava minha mãe na produção artesanal.
Ia com ela comprar o couro, via cortar as peças, dobrar, furar e ajudava na pintura e costura. De repente caiu uma ENORME FICHA de como eu adorava fazer e o VALOR que eu sempre dei ao artesanato. Eu já empreendia e nem sabia!
Mamãe fez artesanato a vida toda e eu estava lá, aprendendo e ajudando. Artesanato com madeira, pintura, costura, crochê, bijuteria, gesso, papelaria, impressão decorada. Aulas particulares, venda de roupa, bijuteria, bolos, sanduíches, manicure, tomar conta de idosos, fazer compras na feira, no centro da cidade, #reinventar, fazer mais com menos.
Vovó e bisa tinham uma pensão e um coração tão grande quanto a casa, o colo da família em qualquer tempo. Uniforme um ano de um lado, no outro refazia com o avesso do tecido, mas a mesa sempre posta para quem chegasse. Esses são os meus exemplos. Hoje os tecidos não valem nem o lado direito.
Passei por apertos sim, mas nunca percebi caixa nenhuma me limitando! A vida sempre foi feliz e cheia de oportunidades.
Aí vem o Dorival Oliveira, Vice-Presidente do McDonald's, em entrevista publicada hoje por Luis Claudio Allan e diz: "Gosto de pensar sem caixa!". Caiu outra FICHA gigante! QUE CAIXA, gente??? Você só fica preso dentro de uma caixa se quiser!
A vida me foi apresentada sem limites para minha #criatividade, com inúmeras possibilidades e #pensamentopositivo, porque sei que todo problema tem solução. Não perco a fé POR NADA!
Meu marido está começando a acreditar que isso funciona rss. Meu filho garante que quando eu digo que VOU CONSEGUIR, pode considerar feito.
“Minha mãe é foda”, ele diz. Foda é não desistir, digo eu.
Há 6 anos acharam uma maluquice a gente largar o Rio de Janeiro e comprar um imóvel no Ceará. Eu morava em um sobrado de 55m2. Para morar em uma casa maior e ter mais qualidade de vida, precisávamos mudar de cidade.
Com o neto Bento a caminho, decidimos curtir a vida de avós em #Fortaleza. Tem coisa que não tem preço. ❤️
Temos uma linda casa em um condomínio, mas agora estamos retomamos nosso #sonho de morar no interior de SP e colocamos nossa casa à venda.
A casa da Cris Moutella sem segredos!
Quem tiver interesse em uma casa plana, ampla, arejada, toda reformada e bem localizada em Fortaleza, por um preço que não existe no Sul e nem no Sudeste, clique aqui.
Fomos a SP encontrar nossa nova casa e encontramos corretores incrédulos. 😂
"Casa em condomínio nesse valor não existe!"
"Apartamento grande, em condomínio com piscina, vocês não vão encontrar."
IGNOREI! Adaptamos alguns requisitos sem abrir mão do tamanho, da piscina e do sossego, e achamos, claro!!! Encontramos um apartamento muito melhor do que esperávamos, ressalto que perfeito para os NOSSOS sonhos. Fotos só depois da mudança. 😉
Casa não deu mesmo, por enquanto... Meu marido arregalou os olhos 😨 quando eu disse isso. Já sabe que não vou parar por aqui rss. Sonho é sonho, né? Ele queria um quintal com um galinheiro, mas aí já é um sítio ou uma chácara. Deus sabe o que faz.🙄 Faltam muitos amanhãs...
Se a justiça nesse país não fosse tão lenta, se os processos não levassem 10, 15, 20 anos para terminar, eu talvez, quem sabe, poderia ter condições de conquistar todos os meus sonhos...
MAS EU NÃO VIVO DE “SE”! Eu vivo de QUANDO.
Sou paciente e tenho fé. Quando for a hora, tudo que é meu será meu. E se não for, é porque não era para ser. Mas nunca fiquei parada esperando herança nem fim de processo. Se eu quero, EU FAÇO ACONTECER. Se não der para ter tudo, vamos ser felizes e gratos com o que dá para ter.
Mas NA CAIXINHA NÃO!
Então não venha me falar sobre coisas que acontecem de repente, sem você esperar. Uma sorte imensa que bateu na sua porta. Oportunidades existem SIM, mas se você não estiver preparado para ela, outra pessoa vai pegar.
Se você não for atrás dos seus sonhos, eles não vão acontecer, porque O SONHO É SEU.
Se eu tivesse esperado algum corretor encontrar o imóvel dos meus sonhos, até agora estaria esperando, porque o meu sonho era o apartamento, o deles era uma comissão.
Agora corro atrás de vender minha casa pela mesma razão.
Quem quer vender a minha SOU EU.
O corretor tem um portfólio de imóveis para vender e outras possibilidades de ganhar comissão.
A gente não quer desapegar das lembranças, do passado e dos objetos que podem ser úteis em um futuro que desconhecemos. Com isso, acabamos acumulando coisas desnecessárias.
Aprender a desapegar é fazer a energia fluir, dar vida nova a esses itens e renovar a energia da sua casa. Muitos encontrarão novos donos e outras utilidades. Isso fará bem para você e para quem os escolher.
Hoje mesmo desapeguei de uma grande árvore de Natal, todos os seus enfeites, luzinhas coloridas e metade da decoração natalina que venho acumulando ao longo dos anos. Guardei o estritamente diferenciado ou muito útil.
Acredite... Tudo começou com uma moça comprando um dos meus livros para uma biblioteca que ela está montando para crianças, em cima da sua casa. Conforme ela me contava sobre o projeto, eu fiquei pensando no que tinha em casa para contribuir. Lembrei-me dos lápis coloridos, alguns cadernos e das coisas de Natal, ainda com a poeira do ano passado.
Um rapaz veio agora buscar de moto 1 caixa grande da árvore mais 4 sacolas cheias. Até roupa de Papai Noel eu ainda tinha. Certo que vai fazer a alegria do Natal das crianças por um bom tempo. E a Ane toda feliz. O sonho dela era ter uma árvore de Natal e chegou quando ela menos esperava. Isso também não tem preço!
E antes de eu tirar essa foto, a vizinha da casa lá no fundo veio me perguntar se eu ia vender o fogão. Na verdade vou, mas ainda preciso dele. O filho dela foi morar sozinho e precisa de um. Gratidão, Senhor! Boas energias vão e voltam.
Agora vem aquele período entre vender uma casa, mudar para a outra, #desapegar do que não vai, levar tudo o que puder e vender o que não couber.
Se você mora ou conhece alguém em Fortaleza, aproveite a oportunidade e dê uma olhadinha no https://www.instagram.com/bazardocasalviajante/. Quem sabe um livro, algo para sua casa ou para você? Infelizmente não dá para enviar, mas você pode compartilhar com seus amigos aqui da terrinha. ☺️
La garantía soy yo! Tudo inteirinho e cuidado com amor e carinho.
Bora ser feliz!
❤️🧡💛💚
Cris Moutella
Especialista em Carreira, Palestrante e Escritora. Embaixadora de Empregabilidade da CarreiraHub. Carioca apaixonada por gente, dedicada a inspirar e transformar pessoas e suas carreiras. Autora de livros, e-books, conteúdos e vídeos para ajudar você na conquista do seu emprego ou trabalho. Fundadora e administradora do Grupo de Vagas Precisamos Trabalhar.
Comments