top of page

Blog

Não posso. Não quero. Não vou. Não gosto. Hoje não. Sem culpa.

Às vezes, precisamos dizer não. Aprendi depois de muitas experiências ajudando, emprestando, ensinando e também me desiludindo. Sei que vou me decepcionar de novo, afinal, quem é bom confia, errar é humano e sou uma eterna aprendiz, mas não custa ficar esperto, não é?


Quando fazemos a nossa parte, não somos culpados por sermos generosos. O problema está na termos a expectativa de que os outros retribuam da mesma forma. O segredo? Faça de coração e esqueça que fez, ou simplesmente, não faça.


💠 Não acredite em promessas, principalmente as mais insistentes. Agir é diferente de “dizer que vai agir” e arrumar desculpas é autossabotagem.

 

💡 Hoje, em vez de dar o peixe, ofereço a vara e ensino a pescar. As pessoas precisam perceber que só terão resultados e crescimento quando ELAS tomarem a ação.

 

💠 É fundamental impor nossos limites e nos fazermos respeitados. Não se importe com o que disserem ou pensarem. Sempre haverá muitos para reconhecer o seu valor.

 



6 DICAS PARA DIZER NÃO E TER UMA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA


  1. Pense na importância do que está sendo solicitado em relação a sua carga de trabalho e ao seu bem estar.

  2. Seja honesto e sincero. Estabeleça seus limites. As pessoas que se importam e respeitam você, entenderão sua negativa.

  3. Avaliar corretamente pode nos dar mais segurança ao respondermos “não” ou em sugerirmos outras formas de ajuda. Se nosso chefe nos pede uma ajuda, logicamente precisamos pensar com cuidado em como vamos responder. Mas até nesses momentos, um “não” explicado pode ser necessário e assertivo.

  4. Seja positivo, oferecendo meios, não soluções. Ensine habilidades e aponte caminhos que capacitem as pessoas a resolverem seus próprios problemas.

  5. Agradeça a si mesmo pelas suas boas ações, mas não espere retorno das pessoas. O universo retribui de muitas formas.

  6. Cerque-se de pessoas que respeitem seus limites. Relacionamentos saudáveis são baseados em respeito mútuo. Serão poucos e valiosos.


INSPIRE-SE: Não é sobre o que você dá, mas sobre o exemplo e o impacto que você deixa.


Mentora de Carreira e Recolocação. Orientadora para Transição de Carreira e Desenvolvimento Pessoal. Autora e Palestrante. Ajudo você a tornar-se sua melhor versão. Influencer de RH e LinkedIn com mais de 120 mil seguidores. Indicada ao Prêmio iBest 2024.



Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page