Meu primeiro emprego foi de conciliadora bancária. Tudo era feito manualmente, com uma máquina de calcular antiga. Com seis meses de empresa, trouxeram para nossa sala um microcomputador e alguns manuais, prometendo treinamento em breve.
Todos os dias eu ia para o micro aprender. Acabei desenvolvendo uma solução que tornou meu trabalho mais automático e ainda gerava relatórios. Pouco tempo depois eu estava treinando meus colegas para que fizessem o mesmo e ainda desenvolvi relatórios para outras equipes da mesma gerência financeira.
No final do ano, eu não queria mais ser Auxiliar de Tesouraria. Fiz um novo currículo, muito melhor do que eu sonhava um ano antes, e fui ser Centro de Atendimento ao Usuário, na diretoria Financeira de outra multinacional. Se eu não tivesse agarrado aquela oportunidade, eu teria ficado lá fazendo conciliação bancária.
Éramos quatro funcionários e a oportunidade se apresentou a todos. Fui a única que a se interessar. Mas quando a inovação chegou, todos precisaram se adaptar, porque mudança não tem volta.
Apesar de não ser a profissão dos meus sonhos, tudo que aprendi na área financeira me fui útil em toda carreira e enriqueceu muito meu currículo. Conhecimento ninguém tira de você.
____________
Cris Moutella
Mentora de Carreira e Recolocação. Ajudo pessoas a encontrar sua melhor versão. Consultora, Produtora de Conteúdo, Escritora, Palestrante e Instrutora de disciplinas relacionadas ao desenvolvimento humano e planejamento de carreira. Influenciadora no LinkedIn com mais de 120 mil seguidores.
Comments