top of page

Blog

7 Erros mais cometidos no Currículo e dicas de como evitá-los


Os 7 erros mais cometidos no currículo

Você sabia que um erro no seu currículo pode te eliminar do processo seletivo? Na maior parte das vezes, nem passa pelo primeiro filtro!

 

Depois a gente fica sem entender porque não foi chamado para uma entrevista, mesmo atendendo a todos os requisitos da vaga. Existem diversas razões para isso, mas evitar esses erros pode fazer toda a diferença na sua busca por uma nova oportunidade.

 

CONHEÇA OS 7 ERROS MAIS COMETIDOS NO CURRÍCULO E DICAS DE COMO EVITÁ-LOS

 

1.      Erros de português

Revise com atenção e veja se não deixou escapar algum detalhe. Use um revisor de ortografia e gramática! Erros podem dar a impressão de falta de atenção aos detalhes, prejudicar sua imagem profissional e fazer com que você seja visto como menos qualificado.

 

2.      Layout confuso ou design exagerado

Um currículo desorganizado ou com muitos elementos pode ser difícil de ler. Use um layout claro, com fontes legíveis e espaçamento adequado. Inclua sua foto somente se a vaga exigir.

 

3.      Currículo não adaptado para a vaga

Enviar o mesmo currículo para todas as vagas pode não funcionar. Adapte seu currículo destacando o que cada empresa busca.

Descreva suas atividades de forma que o recrutador saiba o que você fez e se há alinhamento do seu perfil com a vaga desejada.

Os recrutadores preferem candidatos que demonstram suas conquistas e o impacto que tiveram em suas funções anteriores. Em vez de apenas listar tarefas, destaque conquistas com números e exemplos.

É o conjunto de todas as suas experiências, atividades, projetos e resultados alcançados que vai tornar seu currículo mais atrativo.

 

4.      Informações excessivas

Menos é mais! Foque nas experiências e habilidades mais relevantes para a vaga. Um currículo muito cheio de detalhes irrelevantes pode cansar o recrutador, que pode perder o interesse pela sua candidatura.

 

5.      Informações desatualizadas

Mantenha seu currículo atualizado. Informações antigas ou desatualizadas podem fazer você parecer desconectado do mercado atual ou desinteressado em manter suas competências em dia, o que pode prejudicar suas chances de ser considerado para a vaga.

 

6.      Informações desnecessárias

Basta informar nome, idade, contatos, cidade e estado na parte inicial do currículo. Não inclua número de documentos, endereço completo e estado civil. Não informe a pretensão salarial ou referências profissionais (se pedido, envie na carta de apresentação).

 

7.      Incluir cursos não relacionados com seus objetivos profissionais

É importante incluir cursos que tenham a ver com a vaga em questão. Um recrutador pode estranhar, por exemplo, ver um curso de Gastronomia no currículo de um candidato a uma oportunidade na área de Enfermagem.

 

Bora dar uma revisada no seu currículo hoje?



Mentora Estrategista de Carreira e Recolocação. Orientadora para Transição de Carreira e Desenvolvimento Pessoal. Autora e Palestrante. Ajudo você a tornar-se sua melhor versão. Influencer de RH e LinkedIn com mais de 121 mil seguidores. Indicada ao Prêmio iBest 2024.



Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page